Amarante cria grupos de trabalho para defesa da floresta contra incêndios

No âmbito da atualização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios – PMDFCI – em vigor até 2020, foram criados, com os elementos que integram a Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Amarante – CMDF, grupos de trabalho com vista à definição de objetivos e ações essenciais no planeamento, proteção e preservação dos espaços florestais do concelho.

Com a coordenação do Gabinete Técnico Florestal da autarquia, os grupos de trabalho estão divididos em cinco áreas, designadamente: Prevenção; Combate; Fiscalização, Sensibilização e Educação Ambiental, Recuperação e Reabilitação de Ecossistemas.

Envolver todas as entidades com assento na CMDF, dinamizando a participação ativa de todos e responsabilizando cada um pelas ações a implementar é o principal objetivo desta iniciativa.

O Grupo de Combate, constituído pelo Gabinete Técnico Florestal, pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, pelas corporações de Bombeiros Voluntários de Amarante e Vila Meã e pela Associação Florestal Entre Douro e Tâmega, reuniu, recentemente, com o intuito de definir procedimentos de atuação no rescaldo de incêndios florestais, envolvendo as Juntas de Freguesia com Kit´s de primeira intervenção, Equipas de Sapadores Florestais e o Corpo Nacional de Agentes Florestais (CNAF).

Foi, ainda, atualizado o diagnóstico do Concelho a integrar o Caderno I do PMDFCI, nomeadamente a sua caracterização física, climática, populacional e o histórico dos incêndios, que está já concluído, aguardando a apreciação pela CMDF, e iniciou-se a elaboração do plano de ação a executar no período de 2021-2029.

Recorde-se que o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios contém as ações necessárias à defesa da floresta incluindo, além das ações de prevenção, a previsão e a programação integrada das intervenções das diferentes entidades envolvidas perante a eventual ocorrência de incêndios.