Sarau Cultural em Travanca “A Arte e o Património”

Foi no passado dia 28 de junho, que aconteceu o 3º Sarau Cultural impulsionado pelo Stay To Talk – Instituto de Imersão Cultural, desta vez, na freguesia de Travanca.

Associado à temática “Arte e Património” este procurou relacionar-se com a arte do ilustre pintor e escultor Acácio Lino e do património edificado em Travanca.

A programação teve início com uma visita à Casa-Museu Acácio Lino (Casa das Figueiras). Seguiu-se para o Mosteiro de Travanca, e teve lugar o tradicional momento de teatro que está presente em todos os saraus “A Birinha e o Turista”. O plenário contou com as intervenções da Junta de Freguesia de Travanca, do Stay To Talk Instituto, do Centro de Estudos Amarantinos, da Associação de Amigos do Mestre Acácio Lino e da Rota do Românico. No final, foi servido um Verde de Honra e uma fatia de pudim, sempre presente na mesa de Acácio Lino.

Recorde-se que o Ciclo de Saraus iniciou-se em Vila Meã, seguindo posteriormente para a freguesia de Aboadela, Sanche e Várzea, sendo Travanca a terceira freguesia a acolher este Ciclo de Saraus Amarantinos, que pretendem refletir sobre a identidade e a cultura local, assim como identificar agentes locais, que pretendam ter um papel ativo no desenvolvimento da região em que se inserem.