O Núcleo de Amarante do CENFIM marcou presença no 5º CENFIM Skills e 3ª Lusofonia 2019, com 11 concorrentes, representando 8 profissões do sector metalúrgico, metalomecânico e electromecânico, Soldadura, Serralharia Civil, Polimecânica, Fresagem CNC, Torneamento CNC, Desenho Industrial CAD, Mecatrónica Industrial e Eletromecânica Industrial. Sendo um sector de atividade estruturante para a nossa economia local e com dimensão nacional, cabe ao CENFIM ter um papel determinante na formação de profissionais qualificados, apostando em iniciativas que promovam a competição e a oportunidade de contacto com novas tecnologias.
O 5º CENFIM Skills e 3º da Lusofonia, que decorreu de 21 a 24 de Maio, envolveu diretamente 117 concorrentes e 73 jurados, oriundos de 12 Núcleos do CENFIM, o que fez deste evento o mais participado de todos os campeonatos das profissões do CENFIM realizados até hoje e cuja organização foi por todos enaltecida. Este evento nacional que visa inicio da preparação dos jovens com o objectivo de aceder ao Campeonato Mundial – WORDSKILLS – XANGAI em 2021, participaram mais 3 países da língua oficial portuguesa (Cabo Verde, Moçambique e Angola), decorreu em três núcleos: Ermesinde, Porto e Lisboa.
As prestações dos formandos do Núcleo do CENFIM de Amarante foram excelentes, demonstrando boas competências de aprendizagem de excelência traduzidos nos seguintes resultados:
- 8 medalhas
- 4 ouro;
- 2 Mecatrónica Industrial
- 1 Soldadura
- 1 Serralharia Civil
- o 1 Prata;
- Polimecânica
- o 2 Bronze;
- Fresagem CNC
- Torneamento CNC
- 1 Best of Nation – Melhor pontuação das 11 profissões do campeonato – profissão – serralharia civil;
- 4 ouro;
Estes dados consolidam o esforço, dedicação e determinação dos jovens estudantes do CENFIM, aliados ao apoio estruturante da equipa de formadores e colaboradores que preparam estes profissionais para o mercado de trabalho.
Os jovens amarantinos participantes neste evento foram:
O CENFIM sendo um parceiro importante para a promoção de soluções que visam a empregabilidade e a qualificação dos profissionais do tecido empresarial dos concelhos, que abrangemos, quer contudo demostrar que os jovens podem efectuar apostas válidas, com futuro, estando capacitados de enfrentarem os desafios que a tecnologia em constante evolução o exige.
A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de, José António Vieira da Silva – Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, de António Saraiva – Presidente da CIP, António Valadas da Silva – Presidente do IEFP, José de Oliveira Guia – Presidente da ANEME, Rafael Campos Pereira – Vice-Presidente Executivo da AIMMAP e 1200 jovens.